Agora

Eronita Ribeiro

14:00 - 17:00

Notícia

Tecnologias sustentáveis avançam no RS

Em 2023, entidades envolvidas no Plano ABC+ levaram a produtores rurais capacitação sobre metodologias para redução de emissões
Tecnologias sustentáveis avançam no RS

Integrado por 17 órgãos e entidades, o Comitê Gestor Estadual do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+RS) encerrou 2023 com um balanço positivo de atividades relacionadas a boas práticas de manejo no setor agropecuário gaúcho. Apresentadas na última reunião do grupo, no dia 20 de dezembro, as ações envolveram treinamentos e programas de desenvolvimento sustentável nas propriedades rurais do Estado desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e pelo Serviço de Sebrae RS.

No caso da Emater/RS-Ascar, as capacitações de produtores e técnicos sobre as oito tecnologias do Plano ABC+ atingiram cerca de 80 mil produtores em 2023, segundo o engenheiro agrônomo Elder Dal Pra. No âmbito do Projeto ABC+ Emater/RS – Desenvolvimento Rural e Agricultura de Baixo Carbono, a empresa fez um levantamento de informações para o Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi), para estimar o balanço de gases de efeito estufa em áreas de produção de trigo e de florestas plantadas. “Também fizemos a instalação e o acompanhamento de três Unidades de Referência Tecnológica (URT) nos temas correlacionados ao plano”, informou Dal Pra, em nota.

Ao longo do ano, o Senar-RS também promoveu treinamentos focados no ABC+, com a participação de cerca de 40 mil produtores, segundo os analistas Patrícia Goergen e Henrique Padilha. No Sebrae-RS, uma das ações destacadas foi a estratégia estadual em relação à agricultura de baixo carbono montada pela entidade em 2023. “O objetivo é compreender o funcionamento do mercado de carbono e as possibilidades de pagamentos por serviços ambientais no setor do agronegócio do Rio Grande do Sul, além de apontar caminhos para a sua monetização em propriedades rurais”, disse o analista de Agronegócios do Sebrae-RS, André Bordignon,

Para 2024, uma das metas apresentadas é a realização da Caravana ILPF no Estado. A ação itinerante é promovida pela Rede ILPF, parceria público-privada que busca aumentar a adoção de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta e foi recentemente incluída no Comitê Gestor. “A caravana (…) já passou por vários estados brasileiros, reunindo técnicos e pesquisadores da Embrapa para desenvolver ações de capacitação, transferência de tecnologia, além de identificar os gargalos e construir parcerias e projetos locais para alavancar a adoção da ILPF”, disse o gerente técnico Felipe Martini.

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Ciência, Tecnologia e Saúde
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Ciência, Tecnologia e Saúde
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Ciência, Tecnologia e Saúde
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.