Agora

Jota Batista

05:00 - 07:00

Notícia

Sul terá geada nesta quarta; neve está prevista para sexta

A expectativa é de que um fenômeno raro no Brasil provoque neve de forma duradoura nos próximos dias
Sul terá geada nesta quarta; neve está prevista para sexta

Nesta quarta-feira, dia 3, a frente fria segue seu avanço e provoca chuva forte e volumosa em Santa Catarina e no Paraná a qualquer hora do dia. Ainda há condição para pancadas de chuva isoladas no norte do Rio Grande do Sul. Logo atrás da frente fria, vem a massa de ar polar que faz as temperaturas caírem no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com nova formação de geada na Campanha Gaúcha.

Na quinta-feira, dia 4, a geada se espalha pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina. Além dos dois estados,  o sul do Paraná amanhece com termômetros em torno de 0 °C. A temperatura deve ficar negativa na Serra Gaúcha.

Vale lembrar que, para formação de geada, é necessária a condição de tempo firme, com pouco vento e temperatura abaixo de 4°C na medição do termômetro. Ainda chove no Paraná, inclusive com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. Por lá, a temperatura cai no decorrer do dia, conforme a chuva enfraquece.

Segundo os meteorologistas, a sexta-feira, dia 5, promete ser um dos dias mais interessantes do ano no quesito clima. A temperatura segue em queda na região Sul, mas a umidade aumenta e há condição para neve nos três estados. Nas serras gaúcha e catarinense, o fenômeno pode durar horas, começando à tarde e se estendendo até a madrugada do sábado, dia 6. 

Em áreas mais baixas do norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná, a condição é para neve entre a noite da sexta-feira e a manhã do sábado. “Para formação de neve, é necessária a combinação de frio de 0°C com tempo instável e precipitação. Quando temos tempo aberto é a geada que acontece”, explica Celso Oliveira, da Somar.

No sábado, teremos recordes do dia mais frio do ano em diversas cidades da região Sul e até mesmo no Sudeste e em Mato Grosso do Sul. “Vamos ter friagem até no Norte do Brasil, quando as mínimas ficam em torno de 15 ºC em Rondônia e Acre. Em Vilhena, a temperatura pode cair a 14 ºC no domingo”, diz Celso. As temperaturas só voltam a subir na próxima segunda-feira, dia 8. Depois desta onda de frio mais intensa, a meteorologia não prevê por enquanto nenhuma outra massa de ar polar tão forte.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Aconteceu
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Aconteceu
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Aconteceu
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.