Agora

Eronita Ribeiro

14:00 - 17:00

Notícia

Soja: ‘Produtor deve travar preço ou segurar até o segundo semestre’

Matheus Pereira, diretor da ARC Mercosul, afirma que as cotações perderão força no curto prazo com recuo sazonal de demanda e com a colheita
Soja: ‘Produtor deve travar preço ou segurar até o segundo semestre’

O governo da China informou nesta quarta-feira, 29, que o crescimento econômico do país em 2020 pode cair para 5% ou menos com o surto de coronavírus. Porém, de acordo com o diretor da ARC Mercosul, Matheus Pereira, não será a desaceleração da gigante asiática que pressionará os preços da soja no curto prazo.

 

Segundo o especialista, há um movimento sazonal de desaceleração na demanda chinesa pela oleaginosa no primeiro trimestre. “As cotações também devem ser pressionadas pela oferta crescente do Brasil, com o avanço da colheita”, diz.

Pereira afirma que o câmbio é o único fator de sustentação dos preços da soja neste momento. “O dólar alto dá poder de barganha ao exportador. Mas é importante destacar que só limita o potencial de queda, não dá condições para altas”.

Diante dessa perspectiva, o analista diz que o produtor deve aumentar a “proteção” sobre a lucratividade, ou seja, negociar no mercado futuro ou no disponível, caso já tenha colhido. “Para aquele que tem condição de segurar o grão até o segundo semestre: só teremos momentos melhores que este nele”, comenta.

 

No longo prazo, a ARC Mercosul não acredita que a contração no crescimento da China vá afetar a demanda por soja do Brasil. “Temos uma oleaginosa bem competitiva em relação aos nossos concorrentes. Os importadores chineses, mesmo com a fase 1 do acordo com os Estados Unidos, vão prezar por manter a margem de lucro em patamares positivos. Então não temos uma perspectiva tão negativa mesmo a permanência do vírus por mais algum tempo”, diz.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Aconteceu
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Aconteceu
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Aconteceu
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.