Agora

Autoprogramação

00:00 - 07:00

Notícia

RS: deputados cobram de governador ações de enfrentamento à estiagem

De acordo com o deputado Elton Weber, é preciso medidas preventivas para que o setor não enfrente problemas recorrentes das últimas safras
RS: deputados cobram de governador ações de enfrentamento à estiagem

Em audiência com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o deputado estadual Elton Weber (PSB) solicitou nesta quarta-feira, 24, que o Executivo envie à Assembleia Legislativa um projeto de lei com ações concretas de enfrentamento das estiagens no prazo de até seis meses. 

Na reunião,  acompanhado do presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, deputado estadual Adolfo Brito (MDB), Weber entregou o relatório da Subcomissão de Irrigação, concluído em agosto de 2020. O texto contém contribuições de 20 entidades do Rio Grande do Sul, como da  Fetag-RS, a Fecoagro-RS e Emater.

O deputado Elton Weber é presidente da Frente da Agropecuária Gaúcha e espera que as sugestões  se transformem em um programa de governo até o plantio da próxima safra no Rio Grande do Sul, entre agosto e setembro. “Precisamos de um programa agressivo e eficaz, com previsão de subsídios para pequenos e médios produtores investirem, não podemos chegar a mais um verão sem perspectivas concretas neste sentido”. 

Na safra de grãos  2020/2021, 116 municípios do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência por causa da estiagem, segundo a Defesa Civil do estado. De acordo com Weber, desta forma será possível minimizar os constantes prejuízos de agricultores e do próprio Estado. “O desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul está diretamente ligado ao desempenho da agropecuária. Os investimentos em infraestrutura, por exemplo, podem ser recuperados no médio e longo prazo com a redução de prejuízos na economia estadual”, explica Weber. 

O governador Eduardo Leite disse que tem interesse em criar uma política de estado, num trabalho conjunto entre secretarias e o Parlamento. Nas próximas semanas, deve ocorrer uma reunião técnica com os secretários da Agricultura, Covatti Filho, e do Meio Ambiente, Arthur Lemos, e deputados da Comissão de Agricultura. “Temos absoluta disposição a partir deste documento em trabalhar conjuntamente e avançarmos”, disse Leite

 

 Os encaminhamentos da Subcomissão de Irrigação:

  • Ação integrada entre agentes públicos, financeiros e privados para geração de energia elétrica de qualidade já que é preciso rede trifásica com capacidade para uso de equipamentos, inclusive os de irrigação; 
  • Declaração das atividades de armazenamento de água como de interesse social em Áreas de Preservação Permanente (APP); 
  • Construção de reservatórios; 
  • Padronização de leis e simplificação de regras de licenciamento ambiental; 
  • Criação de linha de crédito subsidiado para investimento em equipamentos; a garantia de assistência técnica e extensão rural ao agricultor familiar irrigante; 
  • Instalação de um grupo gestor permanente de acompanhamento das ações de enfrentamento de estiagens junto ao gabinete do governador.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Aconteceu
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Aconteceu
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Aconteceu
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.