Agora

Jota Batista

05:00 - 07:00

Notícia

Milho: inverno tem grande contribuição na safra recorde deste ano

A Conab estima que, para a safra do milho inverno, teremos uma área de 12,3 milhões de hectares produzindo, 70,6 milhões de t
Milho: inverno tem grande contribuição na safra recorde deste ano

Olá, amigo produtor!

Há alguns meses, eu disse que o milho inverno já não é “safrinha” há muito tempo. Agora, as estimativas da colheita da safra 2018/2019, feitas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), comprovam isso.

Neste ano, a área de milho segunda safra foi bastante estimulada pela antecipação da colheita da soja e pela possibilidade do aproveitamento integral da janela climática, criando a expectativa de bons rendimentos na lavoura. A Conab estima que, para a safra do milho inverno, teremos uma área de 12,3 milhões de hectaresproduzindo, aproximadamente, 70,6 milhões de toneladas (t).

Somado à produção estimada de milho da primeira safra (verão), de 26,3 milhões de t, chegaremos a 97 milhões de t de milho. Isso quer dizer que a safra de inverno contribuiu com cerca de 72% da produção do grão.

Colheita nas regiões produtoras – Centro-Oeste

  • Em Mato Grosso, principal produtor nacional, o plantio foi realizado na janela climática ideal e isso, aliado ao maior emprego de tecnologia, deverá impulsionar a produtividade média regional. A expectativa gira em torno dos 4,4 toneladas por hectare (ha).
  • Em Mato Grosso do Sul, porém, no final de maio, houve um veranico. Muitas propriedades relataram um período com mais de 30 dias sem chuvas durante a fase de enchimento de grãos. A produtividade média esperada é de 5,5 toneladas por hectare.
  • Em Goiás, as chuvas em maio foram reduzidas, sendo suficientes apenas para manter a umidade no solo. Os rendimentos médios esperados para a região sul do estado, porém, chegam a 7,2 t/ha.

Colheita nas regiões produtoras – Nordeste

  • No Tocantins, a colheita já teve início em algumas regiões. No estado, os produtores estão conseguindo colher mais de 6,6 t/ha nas primeiras áreas semeadas, o que demonstra o potencial da lavoura no local.
  • No Maranhão, as lavouras de milho foram favorecidas principalmente pelas condições climáticas. A colheita, que deve acontecer em julho, poderá apresentar uma produtividade média superior a 5,7 t/ha.
  • No Piauí, o clima também ajudou e houve aumento de área plantada. A expectativa é de que a colheita comece no mesmo período em que se dará a do estado vizinho, o Maranhão.

Colheita nas regiões produtoras – Sul

  • Na região Sul, a área plantada concentra-se no Paraná. Nesta safra, o desenrolar das operações apresentou quebra no ritmo, uma vez que a colheita iniciada em maio sofreu diversos atrasos devido ao excesso de chuvas e em determinadas regiões. Apesar disso, há a expectativa de que a produtividade seja superior à da safra passada.

Os relatos de campo, de acordo com levantamento realizado pela AgRural, revelam que, até o dia 20 de junho, 19% da área de milho safrinha de todo o país já tinha sido colhida.

E na sua propriedade, amigo produtor, como foi ou está sendo a colheita do milho? Mande seus comentários e informações sobre a safra.

Até logo!

 

Por: Chico do Boas

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Aconteceu
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Aconteceu
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Aconteceu
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.