Notícia

Lagoa Vermelha Lideranças definem estratégia para fortalecer o Hospital São Paulo

Proposta visa transferir a gestão da instituição de saúde para organização social do município
Lagoa Vermelha Lideranças definem estratégia para fortalecer o Hospital São Paulo

A situação do Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha foi debatida por lideranças políticas, empresariais e comunitárias de Lagoa Vermelha. A audiência pública promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa gaúcha, proposta pelo deputado Paparico Bacchi (PL), foi realizada na tarde desta sexta-feira (29), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. O ato contou com a presença de vereadores, secretários municipais, profissionais da área da saúde, representantes de entidades e instituições da Região Nordeste do Estado, e dos deputados estaduais Rodrigo Lorenzoni e Zilá Breintenbach – presidente da CSMA.

Ao presidir os trabalhos o deputado Paparico Bacchi destacou o seu compromisso de trabalhar pelo fortalecimento dos hospitais regionais e demais pautas na área da saúde pública. “Por meio desta iniciativa o parlamento gaúcho oportuniza o diálogo e busca o entendimento sobre esta questão que é de interesse da comunidade local e regional”, afirmou o deputado Paparico Bacchi.

O encontro foi marcado pela discussão em torno de alternativas necessárias para fortalecer a instituição de saúde que é referência da Rede Cegonha aos municípios que integram a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. O hospital também é referência em urgência e emergência para os municípios de Lagoa Vermelha, Caseiros, Ibiraiaras e Capão Bonito do Sul.
As autoridades e lideranças presentes no ato centralizaram o debate no fato que surgiu ao final do ano de 2017, quando a fundação que administrava o hospital emitiu o aviso prévio para todos os funcionários, informando o fechamento da instituição. Na época, a administração municipal anunciou a intervenção e passou a fazer a gestão compartilhada do hospital. Desde então, foram iniciadas tratativas para a venda do hospital por meio de uma organização social que busca a filantropia.

Encaminhamentos
Conforme ata produzida a partir do debate realizado nesta sexta-feira, será criado um grupo de trabalho responsável por estruturar uma proposta de gestão do patrimônio do Hospital São Paulo. A intenção é que a gestão da instituição fique aos cuidados da Associação Municipal em Saúde, tendo como meta o atendimento de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Presenças:
Participaram do debate a presidente da Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha, Márcia do Carmo; os vereadores Bráulio Guedes, Ariovaldo da Silva, Ruth Bussolotto, Ênio Vargas; os secretários municipais Eloir Morona (Saúde) e Idenir Deggerone (Planejamento); o administrador do Hospital São Paulo, Mateus Zucoloto, acompanhado pelo conselheiro do hospital, Miguel Pereira Ramos, e o diretor médico do hospital, José Mario Ceni Barreto; os presidentes da Associação dos Aposentados e Pensionistas, Otacilio de Oliveira, e do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Lagoa Vermelha, Valter Ferreira da Silva; Também contribuiu com os encaminhamentos da audiência pública o promotor de Justiça, Felipe Barcelos.

 

Fonte(s): Antonio Grzybowski

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Ciência, Tecnologia e Saúde
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Ciência, Tecnologia e Saúde
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Ciência, Tecnologia e Saúde
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.