Agora

Jota Batista

05:00 - 07:00

Notícia

Governo deve lançar programa para Pecuária de Baixo Carbono

Governo deve lançar programa para Pecuária de Baixo Carbono
Governo deve lançar programa para Pecuária de Baixo Carbono

O governo federal deve lançar ainda este ano um programa para incentivar a redução de emissão de gases que contribuem para o efeito estufa na atividade pecuária brasileira. Segundo o deputado Sérgio Souza (MDB/PR), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a Embrapa está desenvolvendo uma tecnologia para a alimentação animal capaz de eliminar a liberação do metano por meio do arroto dos bovinos. O gás é mais agressivo que o carbono para a camada de ozônio e é emitido, principalmente, pelo rebanho nacional.  Além disso, a novidade ajudaria a aumentar o peso do gado e a reduzir o tempo de engorda a pasto de em pelo menos um ano.

O deputado também afirmou que a intenção é apoiar produtores que adotem práticas sustentáveis como a produção agrossilvipastoril em sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta, nos moldes do programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). A implementação dessas técnicas, na avaliação do parlamentar, faria o Brasil atingir a meta do Acordo de Paris de combate às mudanças climáticas.

“Acredito que no segundo semestre o governo possa lançar um programa que sozinho vai cumprir o tratado de Paris independente das outras ações. Há uma tecnologia vindo aí de uma forma que o boi não emita, no momento do rúmen, não emita metano e esse metano se transforme em um alimento que vai se transformar em proteína, em carne. Você vai reduzir o tempo do pasto do boi, de 4 para 3 anos, vai aumentar o seu peso e reduzir as emissões. Isso a Embrapa está trabalhando, mais alguns grupos junto com Ministério da Agricultura. Além disso, claro, a pecuária de baixo carbono, quando você fala em integração Lavoura-Pecuária-Floresta, o agrossilvopastoril, isso também vai ser incrementado pelo governo e incentivado para aqueles que quiserem fazer. Aqueles que praticarem essas práticas de agricultura sustentável terão incentivos do governo”, afirmou.

Segundo Sérgio Souza, a ideia é transformar o metano que seria emitido pelo arroto dos bois em proteína. “Você transforma o metano em amônia. Tem uma forma de fazer isso, usando um mecanismo no momento de colocar o sal mineral, o alimento, e amônia é a comida para transformar em proteína. Transforma metano em amônia e a amônia vira carne, vira leite”.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Aconteceu
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Aconteceu
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Aconteceu
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.