A fascite plantar é uma das principais causas para a dor no pé, afetando milhares de pessoas em todo o mundo. Essa doença é caracterizada pela inflamação de um tecido conhecido como fáscia plantar, podendo causar dor intensa e ser debilitante para o paciente. A principal questão a respeito dessa condição é se ela pode ser curada ou não. Para esclarecer todas as suas dúvidas, preparei esse material completo com tudo que você precisa saber sobre a fascite plantar.
O que é fascite plantar?
Como dissemos acima, a fascite plantar é desencadeada quando um processo inflamatório afeta a fáscia plantar, um ligamento que conecta o calcanhar aos dedos. É responsabilidade desse ligamento absorver o choque ao caminhar e fornecer suporte ao arco do pé, e quando sobrecarregado, desenvolve pequenas rupturas.
Dada a sua importância e o seu papel fundamental na biomecânica do pé, a inflamação na fáscia plantar pode prejudicar a funcionalidade e a qualidade de vida dos pacientes.
Esse processo inflamatório pode ser causado por diversas fatores, como:
Excesso de uso: muito comum em praticantes de atividade que colocam muita pressão na região do calcanhar como caminhadas muito longas ou corrida.
Problemas de biomecânica: alguns defeitos de biomecânica como é o caso do arco alto, pé plano ou possíveis anormalidades na Márcia também podem aumentar a tensão na fáscia plantar favorecendo a inflamação.
Obesidade: o excesso de peso faz com que seja colocado mais pressão sobre a fáscia, aumentando as chances de desenvolver uma inflamação.
Uso de calçados inadequados: alguns calçados que não conseguem oferecer o suporte adequado ao arco ou não possuem amortecimento para a prática de esportes também podem agravar a condição.
Quais são os sintomas da fascite plantar?
Os pacientes que sofrem com a fascite plantar costumam relatar dor aguda na base do calcanhar que também pode irradiar para o restante da sola do pé. Essa dor pode se apresentar de forma mais intensa pela manhã ou após passar muito tempo em inatividade, reduzindo com o movimento.
Por conta da sua localização e da intensidade, a dor causada pela fascite plantar pode ser bastante impactante e prejudicar a realização de tarefas simples, como caminhar e praticar atividades diárias.
Qual o tratamento para fascite plantar?
O principal ponto é determinar qual o melhor tratamento para combater essa inflamação. Embora seja uma condição bastante dolorosa e persistente, existem abordagens terapêuticas que podem ajudar a reduzir os sintomas e eliminar o problema.
Fonte(s): Globo Esporte
Comentários