Notícia

Estiagem é nova ameaça à cultura de trigo

Estiagem é nova ameaça à cultura de trigo
Estiagem é nova ameaça à cultura de trigo

A falta de chuvas volumosas prejudica a finalização do ciclo do trigo em regiões produtoras. Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar publicado hoje, o momento é de déficit hídrico, situação bastante atípica para este período nas culturas de inverno. As regiões mais afetadas são aquelas em que o trigo está em fase de enchimento de grão, o que atinge o desenvolvimento da planta, como Passo Fundo, e fim de espigamento e início de florescimento, como a Campanha.

O coordenador da Comissão de Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, vê com grande preocupação esta que poderia ser chamada de “segunda estiagem” do ano e admite que haverá perda de produtividade e de qualidade, principalmente no trigo no Planalto Médio, no Noroeste do Estado,  e  nos Campos de Cima da Serra, no Nordeste. A projeção inicial da Farsul, de 3 milhões de toneladas para a safra atual, deve ser reajustada para baixo. “Considerando o cenário de hoje, a colheita seria de 2,4 milhões de toneladas, mas, se não chover, o prejuízo pode ser ampliado”, calcula Jardim.

 

O diretor técnico da Emater/Ascar-RS, Alencar Rugeri, observa  que as recentes chuvas volumosas de Porto Alegre faltaram nas regiões produtoras. “Eu vi triticultor irrigando a área,  mas ele não planta para irrigar, deveria estar na lavoura de guarda-chuva”, comenta, referindo-se às precipitações que eram esperada para esta época do ano.

Na região de Santa Rosa, atingida por  geada em agosto, 19% da área plantada de trigo está colhida e a produtividade média é de 1.816 quilos por hectare, bem abaixo à esperada.

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Aconteceu
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Aconteceu
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Aconteceu
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.