Agora

Autoprogramação

00:00 - 07:00

Notícia

Em meio à polêmica sobre divulgação de dados, governo reporta números divergentes

Em meio à polêmica sobre divulgação de dados, governo reporta números divergentes
Em meio à polêmica sobre divulgação de dados, governo reporta números divergentes

Em meio à polêmica envolvendo a divulgação de dados da pandemia no país, o Ministério da Saúde indicou números conflitantes sobre mortes e novos casos de infecção na noite deste domingo.

Por volta das 21 horas, o órgão publicou  uma matéria em seu site onde anunciava uma nova plataforma interativa para divulgar dados relacionados à Covid-19. O texto assegura que "o novo modelo abordará o cenário atual da doença, com análise de casos e mortes por data de ocorrência, de forma regionalizada". O link dispobilizado, contudo, redireciona para pastas com planilhas em formato de imagem, onde não é possível clicar, selecionar ou pesquisar.

Nestas planilhas, o total de mortes nas últimas 24 horas era de 1.382 óbitos relacionados à Covid-19, o que elevaria o saldo total de vítimas no Brasil para 37.312.

Minutos depois, no entanto, o painel oficial do governo federal indicou que o número de novas mortes no país neste domingo foi de 525.

As diferenças também ocorreram nos dados sobre as infecções. Enquanto as planilhas indicavam 12.581 novos casos, o painel reportou 18.912. A tabela com os dados consolidados e por estados, divulgada diariamente, não foi apresentada.

 
Os gráficos individuais disponibilizados pelo sistema DataSus continham ainda mais inconsistências. As mortes em Roraima, por exemplo, eram anunciadas em 762. O último boletim epidemiológico do estado, contudo, confirma 142. Com relação aos dados da Bahia, a divergência no número de óbitos era superior a 200.
 

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Política e Segurança
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Política e Segurança
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Política e Segurança
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores