Agora

Autoprogramação

00:00 - 07:00

Notícia

Deputados gaúchos discutem novo marco regulatório de PPPs

Mesa-redonda foi realizada por uma comissão especial da Câmara dos Deputados
Deputados gaúchos discutem novo marco regulatório de PPPs

O Plenarinho da Assembleia Legislativa sediou, nesta segunda-feira, uma mesa-redonda sobre o novo marco regulatório das Parcerias Público Privadas, em discussão na Câmara dos Deputados. Uma comissão especial foi criada para promover encontros pelas capitais para tratar do tema. Vice-presidente da comissão, o deputado federal Lucas Redecker (PSDB) conduziu o debate, que abordou o que muda na legislação com as novas regras.

Para Redecker, as experiências existentes com PPPs e concessões servem de lição para aprimoramentos. “A intenção da Câmara é ter uma pauta que seja propositiva e positiva para a sociedade. Esta discussão é estratégica para a retomada do crescimento e vai oferecer mais segurança jurídica aos investidores”, comentou o parlamentar gaúcho. 

O presidente da comissão, depurado João Maria (PL-RN) e o relator Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), estiveram no evento. O secretário extraordinário de Parcerias do RS, Bruno Vanuzzi, e o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Lemos, defenderam este tipo de parcerias para uma época em que o governos não têm recursos próprios para fazer investimentos. “Com a PPP da Corsan, a tarifa será cobrada e o dinheiro vai direto para um banco. É a garantia de que o recurso seja utilizado”, afirmou.

O secretário de Parcerias Estratégicas de Porto Alegre, Thiago Ribeiro, diz que é preciso avançar na questão do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), surgido para viabilizar concessões e PPPs sem necessidade dos entraves e amarras da lei. “Além disso, é preciso que os órgãos de controle participem de forma efetiva”, frisou, acrescentando a possibilidade das verificações independentes de auditores de externos terem o mesmo papel das agências reguladoras.

Representantes da concessionária CCR e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) também deram sugestões, assim como o advogado e consultor Marcino Fernandes, que defendeu a qualificação em quem for operar em determinado serviço. “A pessoa tem que entender do assunto. Se o tema for estrada, o profissional tem que ser capacitado para isto”, opinou.

O evento, que contou com parlamentares da AL e o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, encerrou com manifestações e questionamentos do público.

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Política e Segurança
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Política e Segurança
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Política e Segurança
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.