Agora

Autoprogramação

00:00 - 07:00

Notícia

Conectividade atinge 23% da área agrícola do Brasil, mas Mapa quer chegar a 90%

Programa Direto ao Ponto deu detalhes sobre duas estratégias que o ministério vem adotando para melhorar o acesso à internet
Conectividade atinge 23% da área agrícola do Brasil, mas Mapa quer chegar a 90%

O Brasil tem em torno de 23% do território agrícola com algum nível de conectividade, de acordo com o secretário-adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura (Mapa), Cléber Soares. “Mas não significa dizer que estamos conectados”, disse ele no programa Direto ao Ponto, deste domingo, 20. O Norte e o Nordeste são as regiões com os maiores vazios de conexão no campo.

Na entrevista, Soares deu detalhes sobre duas estratégias que o ministério vem adotando para melhorar o acesso à internet de quem vive nas zonas rurais. A primeira medida envolve a otimização de antenas e torres já existentes.

“Para dobrarmos esse nível de conectividade no campo, é necessário otimizar o uso de 4.400 antenas e torres que estão disponíveis em locais estratégicos do território agrícola brasileiro para poder iluminar e aumentar o provimento de internet no campo […]. Identificamos que parte dessas torres possuem antenas e parte não possuem. Além disso, também será necessário reposicionar, reformular algumas antenas”.

O segundo plano é a ampliação do volume de estruturas pelo Brasil. “São necessárias construções, ou seja, alocação de 15.182 torres e antenas para ter uma cobertura maior. Com isso, nós teríamos uma cobertura próxima a 90% de iluminação de conectividade no território agrícola”, afirmou Soares.

Também convidado do programa, o coordenador técnico do Instituto da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Joaci Medeiros, ressaltou como a conectividade nas áreas de produção agropecuária ajudará na economia do país.

“Considerando o agronegócio como uma grande engrenagem da economia brasileira, o grande motor da economia, a gente vê a conectividade como um grande lubrificante dessa engrenagem chamada agronegócio”, disse Medeiros.

Recursos para conectividade

O secretário de Inovação, Cléber Soares, também comentou sobre o dinheiro para ampliar a conexão no campo. “A perspectiva do Ministério da Agricultura é fomentar o acesso a esses recursos por meio do Fundo da Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Nossa expectativa é que parte desses recursos seja aplicado na conectividade no campo”.

O Fust foi criado em 2000 e é de responsabilidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo a entidade, o objetivo do fundo é dar suporte a iniciativas que visem a levar serviços de telecomunicações para regiões que não têm acesso a esses serviços. Áreas com baixa densidade demográfica ou locais em que a população tem baixa renda ou onde não há infraestrutura adequada seriam beneficiadas com o fundo.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Ciência, Tecnologia e Saúde
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Ciência, Tecnologia e Saúde
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Ciência, Tecnologia e Saúde
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.