Agora

Ivanor Barros

17:00 - 19:00

Notícia

Brasil é o 2º país com mais ataques virtuais que sequestram dados

Usuários brasileiros também são alvos preferenciais em casos de ameaças por e-mails, arquivos, URLs e aplicativos maliciosos, de acordo com
Brasil é o 2º país com mais ataques virtuais que sequestram dados

O Brasil é o segundo país com maior número de ataques de ameaças de ransomware no mundo. Esse tipo de vírus é usado por cibercriminosos para sequestrar dados do celular ou do computador para exigir o pagamento de um resgate em dinheiro.

O relatório foi divulgado com exclusividade pela pela Trend Micro para o R7 e analisa o cenário global de ameaças cibernéticas no 1º semestre de 2019.

De acordo com o levantamento, os usuários brasileiros foram alvos de 10,57% das ameaças globais de ransomware nesse período. O país fica apenas atrás dos EUA que somou 11,10% do total desses ataques. A Índia, o Vietnã e a Turquia completam as primeiras posições desse ranking.

 

O total global de ransomware detectados desde 2016 até junho de 2019, foi superior a 1,8 bilhão, segundo a Trend Micro. O valor é calculado a partir de todas as ameaças de e-mails, arquivos e URLs relativas a esse tipo de vírus.

Vírus por e-mail

O Brasil ocupa o 3º lugar no ranking de ameaças espalhadas por e-mail, com mais de 1,1 bilhão de ameaças bloqueadas pela Trend Micro. Os EUA lideram nessa categoria, com mais de 5 bilhões, seguidos da China com quase 3 bilhões.

“E-mails continuam sendo um grande vetor de ameaças pois com estratégias como a engenharia social é relativamente fácil enganar usuários desprevenidos. Para se proteger, é importante sempre conferir o remetente dos e-mails e clicar apenas em links e anexos que se tem certeza de que são legítimos”, diz diretor técnico da Trend Micro, Franzvitor Fiorim.

Aplicativos maliciosos

O Brasil também ganha destaque na categoria de aplicativos maliciosos, ocupando o Top 15 da categoria. Foram aproximadamente 3 milhões de apps disponíveis avaliados e destes mais de 22 mil ocultavam algum tipo de vírus.

“Um tipo de ameaça que se tornou muito comum no âmbito de aplicativos é o adware. Ele se disfarça de um app comum, geralmente de câmera ou jogos, mas exibe propagandas que são difíceis ou impossíveis de fechar, além de usar técnicas para dificultar a remoção do aplicativo, como esconder seu ícone. Checar as avaliações dos aplicativos e o desenvolvedor são boas táticas de precaução e segurança”, diz Fiorim.

Fonte(s): R7

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Aconteceu
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Aconteceu
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Aconteceu
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.