Notícia

Brasil e EUA devem assinar acordo para favorecer o comércio bilateral

Na opinião do comentarista Miguel Daoud, Brasil pode aumentar exportações de produtos com maior valor agregado
Brasil e EUA devem assinar acordo para favorecer o comércio bilateral

Brasil e Estados Unidos devem assinar na próxima segunda-feira, 19 um pacote de medidas que devem deixar menos burocráticas as relações comerciais entre os dois países. De acordo com informações do Ministério da Economia três acordos devem ser assinados na próxima semana: de boas práticas regulatórias, anticorrupção e facilitação de comércio. O anúncio deve acontecer num evento virtual com a participação do presidente Jair Bolsonaro, líderes de bancos de desenvolvimento americanos e representantes do escritório de comércio dos Estados Unidos.

Na avaliação do comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, esse acordo será positivo, uma vez que deve beneficiar as exportações de produtos com maior valor agregado. “Há dez anos, Brasil tinha 800 itens de produtos com valor agregado que eram exportados aos americanos, hoje essa lista não chega a 200 itens. É preciso mudar um pouco essa política de exportar apenas matéria-prima”, destaca.

Ainda segundo Daoud, com a possível vitória do candidato democrata Joe Biden, os americanos já tem um pacto para não firmar acordos com o Brasil, por isso, este entendimento que será assinado na próxima semana favorece a desburocratização entre o comércio dos dois países.

 

O comércio do Brasil com os Estados Unidos caiu 25% de janeiro a setembro. Nesse período, as exportações recuaram 31%  e alcançaram o menor nível para os nove primeiros meses do ano desde 2010.

 

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Aconteceu
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Aconteceu
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Aconteceu
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.