Agora

Eronita Ribeiro

14:00 - 17:00

Notícia

Após posse, Leite assina primeiras medidas como governador

Ato reorganiza estrutura de administração e dá incentivos a setores da economia
Após posse, Leite assina primeiras medidas como governador

Reeleito na manhã deste domingo, o governador Eduardo Leite assinou as primeiras medidas após ser reimpossado ao governo gaúcho. As novas sanções vão desde a reorganização da estrutura administrativa do Estado até incentivos a determinados setores da economia gaúcha.

As leis 15.935 e 15.934 instituem o institui o Novo Quadro Geral dos Cargos em Comissão e Funções Gratificadas do Poder Executivo e dispõe sobre a nova estrutura administrativa do Poder Executivo respectivamente. 

A primeira regulamenta a gratificação pelo exercício de direção e de vice-direção de Escola da Rede Pública Estadual de Ensino, fixa a remuneração mensal dos dirigentes de autarquias, fundações autárquicas, órgãos e entidades especiais, dispõe sobre a equipe de transição do candidato eleito para o cargo de governador do Estado, extingue cargos, funções e gratificações e dá outras providências. Já a segunda, cria novas secretarias e organiza-as em função das prioridades de governo. 

 

“Depois de ajustar as contas, nosso desafio é melhorar o desempenho da gestão e da oferta dos serviços público”, afirmou Leite.

PRINCIPAIS DECRETOS QUE SERÃO PUBLICADOS NA SEGUNDA-FEIRA 

Indústria de beneficiamento de arroz

Prorroga até 31 de dezembro de 2024 a redução de base de cálculo do ICMS nas saídas interestaduais de arroz beneficiado. O benefício é importante para a manutenção da competitividade do arroz gaúcho.

Indústria de laticínios – Produção de Whey Protein

Amplia o crédito presumido para estabelecimentos que industrializam leite e soro de leite passando a contemplar também a lactose e a proteína concentrada de soro de leite – WPC. O benefício tem por objetivo dar mais competitividade e ampliar a produção no Estado, fortalecendo ainda mais a cadeia leiteira.

 

Tributação de bares e restaurantes

Prorroga regime diferenciado de apuração para bares e restaurantes. A sistemática tem por objetivo simplificar a apuração destes estabelecimentos e fomentar a formalização das operações neste setor.

Indústria de abate e processamento de suínos

Amplia benefício fiscal para a cadeia de suínos, tornando o Estado mais competitivo nas saídas de presuntaria, fiambreria, salsicharia, pastas, empanados, frescais, defumados, curados, cozidos, temperados e embutidos especiais.

Fabricante de aveia

Amplia os benefícios fiscais concedidos aos estabelecimentos fabricantes de aveia, equiparando aos concedidos na Região Sul, tornando o Estado mais competitivo neste setor e fomentando ainda a atividade primária.

 
 
 

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Política e Segurança
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Política e Segurança
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Política e Segurança
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.