Notícia

Alexandre Garcia: Brasil vive momento de protagonismo na produção de alimentos

Comentarista analisa possibilidade de o Brasil autorizar a isenção de tarifa para a importação de soja e milho nos próximos meses
Alexandre Garcia: Brasil vive momento de protagonismo na produção de alimentos

A Câmara de Comércio Exterior vai votar nesta sexta-feira, 16, o pedido para retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) que incide sobre produtos importados de fora do Mercosul. Já retirada para o arroz, a expectativa é que sejam isentados também soja e milho.

Na avaliação do comentarista Alexandre Garcia, a realidade do Brasil mudou e com ela, neste novo momento, também a política econômica e de mercado. “Nos anos 1970 falávamos muito em estoques reguladores, pois ainda éramos uma economia periférica, principalmente na produção de alimentos e esse estoque significava uma segurança interna. Hoje, somos protagonistas no mercado internacional de alimentos, de produtos agrícolas e pecuários. Quando precisamos, o estoque regulador vai buscar do outro lado do mundo, como é o arroz da Tailândia”, disse.

“Amanhã se decide se tirar a TEC para soja e milho. A soja para os próximos meses e milho até junho, porque a soja vai terminar o ano com estoque muito baixo e, aí, se previne. O milho também, se prevenindo antes da segunda safra que virá o ano que vem. Não se estabelece a quantidade, será a quantidade que o mercado mandar. Para estabelecer o equilíbrio”, continuou.

 

Segundo Garcia, essa é uma nova etapa do Brasil. “Está lá o câmbio favorável a quem exporta e isso influencia o mercado e, como a gente sabe, tudo o que sobe desce. É como montar a cavalo, vamos oscilando de acordo com mercado e essa é a nova orientação de um país que cresceu e virou protagonista no mercado mundial”.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Aconteceu
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Aconteceu
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Aconteceu
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.